Abrir contatos
imagem
Sobre Nós

Meu nome é Niusa, mas todos me conhecem por Coruja. Sou apaixonada por culinária e vivo fazendo receitas para minha família e meus amigos. Daí surgiu a ideia do blog, onde posso não só organizar minhas receitas, como compartilhá-las com todos que também gostam de cozinhar. Todas as receitas do blog foram feitas por mim, sendo algumas da minha coleção e outras que vejo por aí, gosto e faço. Divirtam-se.

Informações de Contato

Receitas da Coruja © Todos os direitos reservados

Criação de Sites | GV8 Sites & Sistemas

Logo GV8 Sites e Sistemas

Sobremesas

SAGU DE VINHO

Sagu de Vinho

Coruja
14/07/2019 | 19:40h - Atualizado em 14/07/2019 | 19:40h

188

coruja

Este post de hoje, para mim, é muito especial. Além de ser uma das sobremesas que mais gosto, lembra muito minha avó. Ela fazia um sagu delicioso. Já tentei mas nunca consegui fazer um sagu sequer parecido com o que ela fazia. Isso até hoje!!!!!  Andei pesquisando algumas receitas e achei esta bem legal, no site Panelinha. Eu queria um sagu que ficasse com as bolinhas bem grandes e brilhantes, como se fossem pérolas. A última vez que fiz um sagu, ficou um desastre (decepção). Não dava nem pra ver as bolinhas, que se desmancharam todas e não se sabia se era sagu ou gelatina. Esse de hoje ficou muito lindo, brilhante, com as bolinhas grandes, que se sente na boca na hora de comer. E, o melhor de tudo, delicioso. O gostinho do vinho com as especiarias é de comer rezando. Se você gosta de sagu, faça esta receita e surpreenda-se. Parece trabalhoso, mas é bem fácil. O segredo é seguir os passos da receita bem certinho. Faça no final da tarde e deixe descansando até o dia seguinte.

Ingredientes:

1/2 pacote de sagu - 250 grs ou 2 xícaras (chá)
250 grs de açúcar
1 litro de água
1 garrafa de vinho tinto seco de mesa ou 750 ml
2 canelas em casca
4 cravos

Modo de Preparo:

Numa panela, coloque a água para ferver. Quando começar a ferver, regule o fogo para brando e acrescente o sagu. Mexa até começar a ficar transparente (quando mal se enxergar aquelas bolinhas brancas dentro dele) e desligue o fogo.
Em outra panela, leve ao fogo o vinho, o açúcar, a canela e os cravos e deixe ferver por 3 minutos no máximo. Coloque essa mistura de vinho no sagu e mexa lentamente. Assim que estiver tudo bem incorporado, ligue o fogo brando e continue mexendo até começar a ferver (isso leva mais ou menos 10 minutos). Desligue o fogo e tampe a panela. Após mais ou menos 2 horas, mexa bem de leve novamente. Tampe a panela. O sagu deve ficar descansando na panela até o dia seguinte.

DICAS:

- nunca coloque o açúcar diretamente no sagu, pois isso fará com que ele empelote e fique todo grudento. O açúcar deve ser colocado só no final do cozimento e aos poucos.
- não deixe que o vinho ferva por mais de 3 minutos, porque perderá seu sabor, e o sagu ficará aguado.

Bom Apetite.

voltar
Comentários

Escreva um comentário abaixo:

Doce de abóbora caseiro, em pasta, com coco.

Cheesecake com Calda de Morango